top of page

“Attention” e o culto da celebridade

6f5c06b1-cb90-4b11-93e7-5450958e2fe4.jpg

No passado dia 16 de junho, a artista Doja Cat lançou a sua nova canção “Attention”, o primeiro single do seu aguardado quarto álbum. Com este novo lançamento, assistimos a uma partida da personalidade artística que Doja apresentou até agora, voltando para as suas origens de rap e hip-hop e afastando-se definitivamente da esfera do pop.


Em “Attention”, Doja aborda o criticismo a que tem sido submetida desde a sua ascensão à fama, entrelaçando versos de rap com uma batida altamente reminiscente da cena do rap dos anos ’90: “Talkin' 'bout, "She fallin' off, why she get booked?"/ Man, I been humble, I'm tired of all the deprecation / Just let me flex, bruh, just let me pop shit / "Why she think she Nicki M? She think she hot shit" / Huh, I never gave a F, go stir the pot, bitch / I got y'all head all in the dirt just like an ostrich / Of course you bitches comparin’ Doja to who the hottest.”


Este lançamento tem sido tópico de conversa, sobretudo devido à casualidade e ausência de seriedade da artista a abordar os seus fãs e críticos. Num tweet publicado em maio deste ano, Doja Cat mostra a intenção de rutura completa com a sua personalidade pop e renuncia ao seu trabalho prévio, escrevendo “Planet Her and Hot Pink were cash-grabs and y’all fell for it. Now I can go disappear somewhere and touch grass with my loved ones on an island while y’all weep for mediocre pop.” As interações entre Doja e o seu público arranjam sempre forma de gerar controvérsia devido ao hábito da artista de “trollar” o seu público online. Esta oferece, por vezes, um tipo de atenção diferente da qual uma base de fãs exige do seu ídolo, que não aprecia quando o artista não bebe da mão da sua audiência. Doja Cat já expressou repetidamente a sua frustração com a indústria da música e a sua tendência de exigir aos artistas canções com propósito altamente comercial, assim como dos seus fãs que levam todas as suas palavras a peito e que não se sentem agradados com esta partida de estilo da artista: “Talk your shit about me, I can easily disprove it, it’s stupid / You follow me, but you don't really care about the music.” Também no videoclipe é ilustrada essa ténue diferença entre o amor e ódio dos seus fãs, quando vemos as suas caras rapidamente transformarem-se em visões grotescas. Mas tal como diz no título da canção, para Doja é tudo attention.


 Com o seu novo álbum, Doja apresenta-nos um projeto mais individual e pessoal, sem preocupações de ser um êxito comercial, mas com a autenticidade criativa em mente. “Attention” é dos seus trabalhos rap mais sólidos dos últimos anos, conjugando a atitude despreocupada da artista com uma batida simples que lentamente se entranha nos nossos ouvidos. A canção começa com uma intervenção obscura da harpa, complementada por uma linha melódica misteriosa que será reexposta no refrão, abrindo-nos portas para a natureza sonhadora e sensual que o instrumental vai adquirindo.


Com esta canção, Doja Cat comanda a nossa atenção para aquilo que realmente importa para si, não só em termos de imortalizar a sua narrativa, mas também para mostrar o que a reflete enquanto artista. A canção alterna entre notas sexuais e chamadas de atenção aos seus críticos, visão que é reforçada pelos visuais do videoclipe que a acompanha, que nos mostra Doja a andar casualmente na rua, perfurando entre multidões e paparazzi, impondo a sua indiferença e dominância perante aquilo que pensam de si e a sua rejeição da projeção que o público faz da sua personalidade artística e caráter.


Fazem-se sentir as influências jazz e um flow inspirado por artistas como Eryka Badu, numa abordagem mais nua e crua da declamação da palavra. Vemos a honestidade de Doja Cat quer ao nível da letra, mas também do instrumental e produção. O instrumental leve e despido, em conjunto com uma produção minimalista dão espaço para a força da canção se impor pela irreverência da palavra, oferecendo-nos um leque de emoções pautado pela sensualidade e honestidade. “Attention” mostra-nos uma Doja Cat mais madura e completamente confiante nas suas capacidades artísticas, não optando por grandes artifícios para fazer passar a sua mensagem.




Patrícia Moreira



CONTACTOS

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Spotify
Os textos, artigos e imagens publicados neste website são propriedade exclusiva dos seus autores.
Para citar qualquer um dos elementos referidos dever-se-á indicar o nome do/a autor/a, o título do texto e de qualquer outro elemento, e referir o nome do website onde se integram.
A cópia, modificação, reprodução, distribuição ou outro uso desses elementos é interdita, salvo autorização expressa dos respetivos autores.
logo_final-removebg-preview_edited.png

Faz parte deste projeto enviando-nos uma mensagem!

Obrigado!

Obrigado pelo envio!

bottom of page