top of page

A altura certa e o recomeço de Luís Catorze

6f5c06b1-cb90-4b11-93e7-5450958e2fe4.jpg

Se da última vez que escrevi foi sobre a minha aposta para o melhor álbum internacional do ano, chega a vez da produção nacional. É uma aposta tão segura como foi a de Polachek e o seu Desire, e é de um antigo camponês em Chinaskee. Luís Catorze só nos serviu ainda o aperitivo de uma refeição completa, os singles “Cuidado Comigo” e “Altura Certa”, mas chega para perceber que se trata de uma estreia a solo arrasadora.


Numa altura em que a música lisboeta é tão parecida entre si, onde tudo faz lembrar outra coisa que já se ouviu há pouco tempo, o trabalho de Luís Catorze é tão atrativo como uma fonte de luz para um mosquito. Em “Cuidado Comigo” – chamemos-lhe Lado A –, somos hipnotizados pelo beat energético que tresanda a hyper-pop e a uma cena mais virada para a música do produtor A. G. Cook, (não espanta, sabendo que foi coproduzida por Bejaflor), com uma letra tão provocativa como inocente, carregada de auto-tune (lembra o para sempre problemático Kanye West, uma fonte de inspiração para o jovem músico), numa abordagem divertida, doce e, claro está, portuguesa, notória quando canta: “Luísito já te tenho dito / Que não é bonito / Andares-te a enganar”, um jogo com a música infantil “Josézito, já te tenho dito”.


Embora a dose de auto-tune seja generosa, a voz de Luís Catorze, até agora desconhecida, não deixa de brilhar e soar melífera (como vem mesmo a garantir em “Altura Certa”) e ajuda a tornar “Cuidado Comigo” uma música extremamente orelhuda, como já não ouvia há algum tempo, com uma letra que brinca com ela própria e com a gravidade e peso da vida, chegando a uma conclusão que dita seria fútil, escrita insignificante, mas cantada em “Cuidado Comigo” é genuína, plena, sincera: “Já não posso tomar mais nada / A não ser conta de mim”. Enfim, tem 100% Carisma.


O diálogo começa na próxima sexta-feira, dia 24, com o lançamento do longa-duração duplo – uma estreia ambiciosa! – Altura Certa/Recomeço (20/22) com edição independente. Até agora, Luís Catorze mostrou coragem, versatilidade e muita promessa. Cuidado com ele, parece mesmo ter a altura certa para crescer.




Catarina Fernandes

bottom of page